Artigos e Notícias

4º ENCONTRO DO CATECUMENATO e ESPERANÇA E PERSEVERANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Na de semana de 11 a 17 de maio, o 4º encontro do Catecumenato terá como tema: “Criados à imagem e semelhança de Deus”. Um tema muito interessante e importante para ser estudado. O objetivo principal desse encontro é fazer com que o catecúmeno(a), se ainda não descobriu, descubra que a origem de nosso ser e o sentido de nossa humanidade está em Deus Pai Criador. O texto bíblico a ser estudado será o capítulo um do livro do Gênesis, que fala da criação do homem e como Deus ordenou que o homem e mulher fossem fecundos e cuidassem da Criação. Através desse texto bíblico e  de um texto do Catecismo da Igreja Católica sobre esse tema, o catecúmeno(a) poderá refletir sobre, por exemplo, o que significa dizer que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança? Por que existe o mal no mundo?

Vivemos ainda em tempos de pandemia, sem dúvida, um grande mal no mundo, porém vivemos já com maior esperança de que logo este mal irá passar. No final faremos uma análise e constataremos que sofremos prejuízos sociais, econômicos, políticos, e até ao desenvolvimento religioso. No entanto, dentre outras coisas positivas, constataremos que foi uma oportunidade maravilhosa para redescobrir que a família é, de fato, a Igreja Doméstica, lugar da espiritualidade orante. Redescobrir o valor da Sagrada Escritura, do Sacerdócio Universal. Constataremos que não só através da Eucaristia recebida na igreja que nos encontramos com Cristo, mas também em outros lugares: na oração, nas Sagradas Escrituras; nos pobres, nos aflitos, nos doentes; etc. Reforço aqui o convite para não ficarmos somente na transmissão de celebrações através das mídias.  São iniciativas muito positivas que favorecem, sem dúvida, à evangelização. Com perseverança, continuemos aproveitando este tempo de isolamento social para a reza e estudo dos temas propostos pelo Informativo Diocesano, fazendo a Lectio Divina com a família. E, desse modo, redescobrindo ainda mais o valor da Sagrada Escritura para que não fique somente guardada na estante de nossa casa.

Como dissemos antes, tenhamos esperança e perseverança. Não demorará muito e as nossas igrejas serão totalmente reabertas e celebraremos novamente a Eucaristia em comunidade. Enquanto isso, vivamos a nossa fé e o amor fraterno, pois disse-nos Jesus: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, ali estou Eu no meio deles” (Mt 18,20).

Oração do 4º encontro dos catecúmenos

Senhor Deus onipotente, criastes o ser humano à vossa imagem e semelhança, em santidade e justiça, e quando ele se tornou pecador, não o abandonastes, mas pela encarnação de vosso Filho lhe providenciastes a salvação. Salvai estes vossos servos, livrai-os de todo o mal e da servidão do inimigo e deles expulsai o espírito da mentira, cobiça e maldade. Recebei-os em vosso Reino e abri seus corações à compreensão do vosso Evangelho para que sejam filhos da luz, deem testemunho da verdade e pratiquem a caridade segundo os vossos mandamentos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

 Que o Senhor seja a vossa força e a vossa luz. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Um abraço a todos e muita paz e bem!

 

Pe. Carlos A. Gomes e Equipe Diocesana de Evangelização

Diocese de Umuarama-PR

Deixar um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.